Blog

Casas inteligentes: a revolução da Internet das Coisas

Há mais de meio século, quando a internet surgiu, o objetivo era conectar pessoas (pesquisadores) e disseminar o conhecimento. Ela se popularizou e chegou ao alcance das pessoas comuns, ligando todos por meio das redes sociais. A nova (r)evolução que ela propõe é a Internet das Coisas (na sigla em inglês, IoT, ou Internet of Things), que pode ser entendida como a capacidade que a tecnologia tem, atualmente, de interconectar objetos e pessoas. Hoje, a comunicação máquina a máquina já pode ser aplicada em um ambiente residencial. Assim como o computador e o celular revolucionaram nosso modo de viver, Internet das Coisas (IoT) é o próximo grande impacto no dia a dia das pessoas. A IoT é capaz de deixar objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, funcionais e autossuficientes em uma residência.

Mas, como isso funciona?

A Internet das Coisas, quando aplicada à automação residencial, torna inteligente a comunicação entre eletrodomésticos, que podem ser controlados por um smartphone comum, trazendo praticidade e segurança para você.
A automatização tem muitos benefícios. Dentre eles, economia de energia, praticidade, segurança e o controle de todos os aparelhos que estão em casa via celular, de maneira remota.

Veja alguns exemplos:

Lâmpadas inteligentes: A iluminação inteligente permite controlar interruptores, persianas e lâmpadas. Você pode agendar os horários em que as luzes devem ligar e desligar, decidir quais salas específicas devem ser iluminadas em determinados horários, selecionar o nível de luz que deve ser emitido e escolher como determinadas luzes reagirão quando for detectado algum movimento no ambiente. Você poderá ligar as luzes internas de sua casa, mesmo se estiver viajando, em um horário determinado, criando a impressão de que existem pessoas na casa.

Controle de acesso: É possível controlar o tranque e destranque portas através do celular, além de autorizar a entrada de pessoas como amigos, familiares e prestadores de serviço com segurança. Pode-se programar o controle de acesso apenas em dias e horários estabelecidos, além de visualizar a entrada e saída de pessoas. Caso alguém tente entrar sem autorização, o sistema envia um alerta diretamente para o celular do dono.

Os portões da garagem ou do lado de fora de casa também seguem o mesmo propósito. Podem ser acionados remotamente ou por proximidade. Um aplicativo ou uma assistente pessoal virtual monitora sua rota diária e, quando estiver chegando em casa, “pergunta” se você deseja abrir o portão para entrar, sem ter que descer do carro ou parar para abrir.

Assistente virtual: Há uma grande variedade de tarefas que os assistentes virtuais podem realizar, mas uma que ajuda muito a quem tem uma vida muito atribulada é a possibilidade de comprar e fazer pedidos on-line. Os assistentes virtuais podem garantir que você receba frutas e legumes frescos, carne e leite regularmente. Podem ser ativados também por comando de voz, e sincronizados a outros aparelhos da casa. Assim você tocar uma determinada música, ouvir as notícias do dia, ligar e desligar outros aparelhos da casa por meio do assistente virtual.

Sistema de segurança: Embora os sistemas avançados de segurança doméstica de hoje possuam a capacidade de monitoramento remoto, alertas de segurança, sensores de presença e abertura de janelas, os avanços tecnológicos permitem ativar outras funções. Por exemplo, sensores de movimento que alertam os proprietários sobre invasões incomuns (em vez de alarmes falsos toda vez que o animal de estimação saltos por cima da cerca).

Eletrodomésticos mais inteligentes: Geladeiras inteligentes, vão permitir que você digitalize os recibos de supermercado e mantenha um inventário de seus itens, avisando se um item está prestes a expirar. Além de sugerir receitas com base no conteúdo da sua geladeira, ele informa quando você precisa substituir algum item e se quiser ela já faz as compras do supermercado online. Os fornos inteligentes são sincronizados com o seu smartphone e pré-aquecem automaticamente à temperatura correta com base em uma receita selecionada em seu banco de dados. A cafeteira liga no horário estipulado, para que você acorde com o café fresquinho para ser tomado.

Os eletrodomésticos inteligentes vão muito além da conveniência. Ao automatizar o seu aparelho de cozinha e torná-lo acessível a partir do seu dispositivo inteligente, você pode cortar a eletricidade fornecida a aparelhos não utilizados e reduzir o consumo e os custos de energia.

Este salto tecnológico certamente vai revolucionar nossas vidas. Se você não quer esperar pelo futuro e deixar a sua casa mais inteligente conheça nosso sistema de IoT na automação residencial

© 2019 Concept House. Todos os direitos reservados

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, em que posso ajudar?
Rolar para cima